facilidades


Para que o relacionamento se torne uma união estável, prazerosa e duradoura é preciso que dele resulte um balanço positivo para ambas as partes e, para tanto, é preciso ter em mente que:

  • É uma facilidade ter interesses comuns, pois há naturalmente uma cooperação e ao viver e/ou deixar viver ambos atendem suas necessidades e o resultado é positivo para ambos. O contrário acontece quando as pessoas têm interesses divergentes ou competem por um mesmo objetivo.

  • É uma facilidade quando a pessoa aceita que o outro tenha vida própria e vitoriosa e se alegra com isto. Ao passo que, quando o viver de uma pessoa incomoda a outra (por inveja, orgulho, preconceito, etc.) ele constitui  uma dificuldade, para uma ou para ambas as partes, e o balanço tende a não ser positivo.

  • O ajudar a viver deve ser decorrente da vontade (um ato de doação), pois a ajuda por obrigação constitui um dificultador para quem a pratica.

  • Quando a pessoa sistematicamente cria obstáculos à caminhada do outro, ela desperta mais raiva e tristeza do que amor e alegria e, consequentemente, prejudica o estado emocional do outro.