emoções positivas e negativas

A rigor, todas as emoções são positivas, pois todas são necessárias/úteis para a manutenção da vida do ser humano. Entretanto, no tocante ao desenvolvimento do sentimento de adaptação/aptidão/perfeição, pode se dizer que são positivas, negativas ou neutras, conforme a seguir:

  1. Emoções positivas - amor, alegria - sua predominância evidencia que a pessoa tem características adequadas para a sobrevivência e evolução; propiciam um sentimento de adaptação, de aptidão e de perfeição.

  2. Emoções negativas - raiva, medo, tristeza, nojo - sua predominância evidencia que o foco da pessoa permanece na sobrevivência, e que a evolução está comprometida; propiciam um sentimento de inadaptação, de inaptidão e de imperfeição.

  3. Emoções neutras - curiosidade, surpresa - quando isoladas, são neutras; sua positividade ou negatividade está condicionada à associação com outros sentimentos. Ex.: otimismo (curiosidade + alegria); pessimismo (curiosidade + tristeza); satisfação (surpresa + alegria); decepção (surpresa + tristeza).

O ser humano é perfeito como criação: nasce se sentindo perfeito, apto para uma vida feliz - a intuição está em harmonia com o instinto, e com suas necessidades. Em sua existência, ele nunca vai deixar de sentir qualquer uma das emoções naturais. Entretanto, a continuidade de emoções negativas leva ao desenvolvimento do sentimento de imperfeição/inaptidão. Em função do amor-de-si, ele buscará manter a condição/situação onde as emoções positivas prevaleçam.