meditação

O estado emocional da pessoa em um determinado momento é função do conjunto de suas experiências emocionais, ou seja, é decorrente das experiências emocionais passadas e das em andamento.

A meditação tem como objetivo alcançar um estado de paz e facilitar o aprendizado e, portanto, precisa exercer efeitos no estado emocional como um todo.

A paz é o estado emocional de soma zero, no qual nenhum sentimento prevalece (equivalente a não sentir emoção). Ao meditar, a pessoa busca acalmar a mente, deixá-la serena, isentá-la de inquietações e de perturbações, ou seja, ela busca:

  1. Afastar os pensamentos e, consequentemente, os sentimentos a eles vinculados. Com isso, ela busca anular os efeitos das experiências emocionais em andamento.

  2. Impedir a geração de novos impulsos por um determinado tempo. Com isso, ela busca anular os efeitos das experiências emocionais passadas, bem como evitar a formação de novos pensamentos e sentimentos.

  3. Analisar profundamente o objeto de estudo.

Em uma segunda forma de meditação, a pessoa usa como impulso inicial o que se quer aprender e consiste em:

  1. Analisar profundamente o objeto de estudo (ou evocá-lo, se já analisado anteriormente), donde resultam uma conclusão e/ou um estado emocional que, por sua vez, um ou outro, será o impulso/foco na etapa seguinte.

  2. Afastar os demais pensamentos e, consequentemente, os sentimentos a eles vinculados. Com isso, ela busca anular os efeitos das outras experiências emocionais em andamento.

  3. Impedir a geração de novos impulsos por um determinado tempo. Com isso, ela busca anular os efeitos das experiências emocionais passadas, bem como evitar a formação de novos pensamentos e sentimentos.

Sem impulsos e pensamentos interferentes, deixa de haver a renovação/ativação continuada das emoções e sentimentos, o estado emocional fica temporariamente modificado e as experiências emocionais vivenciadas deixam de exercer seus efeitos, o que dá equilibrio/lucidez ao pensamento. Quando bem feitas, ambas as formas de meditação aceleram o aprendizado (o foco e a repetição facilitam a fixação dos conceitos e a evocação de emoções positivas melhoram o estado emocional) e  criam um estado temporário de paz (e de uma calma alegria dela decorrente), ou seja, um sentimento de felicidade. Entretanto, somente a evolução sustentada (conhecimento e experiência) permite que o ser humano tenha o estado emocional adequado, que ele se sinta feliz (alegre e em paz) com seus pensamentos e sentimentos.