crescimento físico

Simultâneamente com o crescimento físico da pessoa, há naturalmente o resgate do estágio evolutivo atingido por ela nas vidas anteriores.

1ª Fase 2ª Fase 3ª Fase
Infância Adolescência Adulta Jovem
Material Racional Espiritual
Indivíduo Grupo Todo
Ter Ser Amar
Competição Cooperação Doação
Conhecimento Compreensão Aceitação


As seqüências acima mostram as tendências de foco do ser humano em cada fase do crescimento físico. Em cada fase haverá o resgate relativo aos respectivos tópicos. O resgate progressivo da essência faz com que a criança seja naturalmente competitiva (o que é essencial para a sobrevivência), sem o sofrimento que seria natural nestas circunstâncias, caso ela fosse muito evoluída.

A pessoa desenvolve cada etapa de crescimento a partir da anterior. Uma etapa bem desenvolvida favorece o desenvolvimento da outra, uma mal desenvolvida o dificulta. As etapas não são estanques, são interrelacionadas, ou seja, o bom desenvolvimento de uma etapa normalmente resulta no aprimoramento da anterior, ao passo que do mau desenvolvimento pode resultar o retrocesso na anterior. Uma etapa não desenvolvida no tempo correto continua a ser desenvolvida ao longo da vida. Uma pessoa na idade adulta madura pode ter todas as etapas ainda em desenvolvimento. Para possibilitar a mudança de etapa, e de foco, em cada uma precisa haver uma preparação para a seguinte, ou seja, em cada etapa devem ser desenvolvidas as condições necessárias e suficientes para a transição para a seguinte, para a mudança de foco.

Acompanhando o resgate da essência, durante o crescimento a capacidade de amar do ser humano sofre mudanças, de acordo com seu estágio evolutivo, conforme a seguir:

  1. Na infância ele  quer apenas ter amor (ser amado pelo que é) e a capacidade de amar é mínima, mas a criança já pode (e deve) ser despertada para ela;

  2. Na adolescência ele pode se tornar apto ao amor recíproco (retribuir o amor recebido), mas a capacidade de amar incondicionalmente ainda será reduzida;

  3. Apenas na fase adulta ele pode se tornar capaz de amar plenamente (apenas pelo prazer de se dar).

Na fase de crescimento, o resgate da essência é fruto do desenvolvimento da consciência. Com a chegada à idade adulta madura, o indivíduo que completar o resgate de sua essência se tornará plenamente apto a reiniciar o seu processo evolutivo.

Na infância, a sociedade constrói/forma o indivíduo; na adolescência, o indivíduo se constrói/forma (autoconstrução); na fase adulta, o indivíduo constrói/forma a sociedade. O ser humano cresce vivendo em sociedade por necessidade de sobrevivência, e nunca poderá deixar de fazê-lo por necessidade de evolução.