fib - felicidade interna bruta



PIB - o Produto Interno Bruto é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado ou um país. Ele representa a soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida durante um período determinado. É um  indicador voltado apenas para a mensuração da atividade econômica, que não considera as diferenças na distribuição de renda entre pobres e ricos, ou danos causados ao meio ambiente, por exemplo. Em resumo, trata-se de um indicador voltado unicamente para o Ter, a serviço do capitalismo.

FIB - em 1972 o rei do Butão, considerando que a evolução de um país deve considerar outros aspectos, além do econômico, criou o indicador FIB (Felicidade Interna Bruta) para suprir esta lacuna. Ele considera aspectos relacionados à felicidade, tais como: bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida.  Em resumo, trata-se da criação de um indicador que contemple, além do Ter, o Ser e o Amar.

A idéia vem conseguindo adeptos entre organizações e países, tais como PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas), OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico),  a França, o Canadá, etc.

A criação do FIB foi excelente iniciativa, cuja grande dificuldade inicial reside na definição do que seja felicidade, sem o que a evolução na aplicação do indicador tende a ser limitada.

http://www.gnh-movement.org/

http://www.felicidadeinternabruta.org.br/

http://www.visaofuturo.org.br/

http://www.stiglitz-sen-fitoussi.fr/

http://www.undp.org.bt/