decisão


As emoções são manifestações visíveis do instinto e da intuição. É por meio delas que as ações do ser humano são avaliadas e direcionadas de modo a favorecerem a sobrevivência e a evolução, sendo todas essencialmente úteis a estes propósitos. Cabe à razão a interpretação dos fatos/estímulo e ao sentimento cabe a percepção/captação/adaptação da emoção resultante. É da interação entre o sentimento e o pensamento que resulta o livre arbítrio, a decisão de como a ação terá sequência, ou se terá. É preciso buscar sempre o pensamento e o sentimento corretos, adequados à pessoa e à circunstância, para maximizar a qualidade das decisões tomadas.

ETAPAS DO PROCESSO DECISÓRIO
ESTÍMULO HOMEM MATERIAL EMOÇÃO (reação) CONSCIÊNCIA AÇÃO
INSTINTO PENSAMENTO E SENTIMENTO
OUTRAS PROPENSÕES
INTUIÇÃO
HOMEM ESPIRITUAL

Descrição das etapas:

1.1 A mente emocional capta o estímulo/causa da emoção;

1.2 Ela o avalia sob a ótica do instinto, da intuição e demais propensões (decorrentes do livre arbítrio e do aprendizado);

1.3 Ela gera a reação (emoção) considerada adequada ao estímulo;

2.1 A mente emocional registra o estímulo e os efeitos da emoção - sentimento;

2.2 A mente racional capta e registra o estímulo - pensamento;

2.3 O pensamento interage com o sentimento e determinam a ação;

3. O resultado da ação alimenta toda a cadeia, para que sejam feitas as correções/atualizações necessárias para que a reação e a ação sejam mais adequadas/eficazes da próxima vez que o estímulo se repetir, promovendo desta maneira a evolução.

Durante a sua ocorrência, o sentimento tende a perder intensidade se não for corroborado/reforçado pelo pensamento, o que, no caso da alegria, pode induzir a uma decepção, mas que, no caso da tristeza, geralmente é um ganho. Esta alteração  no sentimento induzirá a uma mudança na ação e a uma evolução no pensamento/sentimento.

A influência do sentimento e do pensamento na decisão não é necessariamente equilibrada: há ações que sofrem naturalmente maior influência do pensamento e outras com maior influência do sentimento. Entretanto, quando se desconsidera ou se busca anular a influência de um deles, o resultado fica prejudicado. O bom senso é resultado de perfeita interação entre a mente racional e a emocional.

osentidodavida pode ser AZUL